Como registrar Lentes de Contato na Anvisa

Hoje a RAGB te conta tudo sobre como Registrar Lentes de Contato na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

As lentes de contato vêm se modernizando e tomando conta do mercado. O último dado divulgado pela Sociedade Brasileira de Lentes de Contato é de 2009 e contabiliza mais de 9 milhões de brasileiros que utilizam Lentes de Contato para correção da visão.

Ainda de acordo com o estudo, cerca de 500 mil brasileiros usavam Lentes de Contato apenas para função estética.

Confira o conteúdo exclusivo que preparamos para você sobre Como Registrar Lentes de Contato na Anvisa.

Lentes de contato: Quais as regulações vigentes?

Antes de falarmos sobre Como Registrar Lentes de Contato na Anvisa, devemos entender que os produtos são tratados pela Anvisa como Correlatos ou ainda, Produtos para a saúde. Para saber mais sobre correlatos clique aqui.

Quais os Documentos Necessários para Registrar Lentes de Contato na Anvisa?

É de extrema importância entender que, sem a devida regularização da empresa, seja ela fabricante ou distribuidora, o Registro de Lentes de Contato fica impossibilitado.

Os documentos exigidos pela Anvisa para regularização dos produtos são:

  • AFE;
  • Certificação de Boas Práticas;
  • Licença de Funcionamento Local.

Para saber mais sobre cada documentação, basta clicar no nome delas.

Como registrar Lentes de Contato na Anvisa?

O processo de Registro de Correlatos na Anvisa é baseado quase que exclusivamente na RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) 185. Ela classifica os produtos para saúde em graus de risco de I a IV, sendo I menos invasivo e IV mais invasivo.

As Lentes de Contato são classificadas pela Agência como Grau de Risco II. Essa informação é importante pois, a partir disso que podemos partir para o registro em si.

Por se tratar um Correlato de grau de risco II, a Lente de Contato passará por rigorosos testes para garantir que o produto não cause nenhum dano à saúde do consumidor final. Se sua Lente de Contato for para correção da visão, ou seja, for “de grau” ela também passará por testes de eficácia.

Qual a validade do Registro de Lentes de Contato na Anvisa?

O Registro de Lentes de Contato tem validade de 10 anos na Anvisa. É importante saber que a renovação não é feita de forma automática.

Você deve entrar com o pedido de renovação no último semestre do último ano de vigência do seu Registro de Lentes de Contato.

Empresa que Registra Lentes de Contato na Anvisa

A RAGB é uma empresa de assuntos regulatórios especializada no registro de Correlatos na Anvisa. Atuamos em mais de 30 país regulando empresas e registrando produtos na autarquia ligada ao Ministério da Saúde.

O diferencial de nossa empresa é o modo como cada solicitação é tratada. Acreditamos que o atendimento deve ser realizado de forma exclusiva e personalizada.

Nossa equipe multidisciplinar conta com especialistas em todas as etapas regulatórias, fazendo com que evitemos retrabalho e burocracias desnecessárias.

Ficou com alguma dúvida sobre Registro de Lentes de Contato na Anvisa?

Fale agora com um de nossos especialistas!

Faça seu Orçamento Aqui!

Por onde deseja ser contatado?

   

Leia também