O CIV (Certificado Internacional de Vacinação) é emitido pela própria ANVISA. Ele é um documento que garante a vacinação contra doenças. Ele é exigido na maioria das viagens internacionais. Ele só é emitido em casos de comprovação de viagem. Um detalhe sobre a retirada do Certificado Internacional de Vacinação na ANVISA é que para a retirada do documento, não é aceito doses fracionadas da vacina de Febre Amarela.
Para obter o Certificado de Vacinação na ANVISA o solicitante não paga nenhum tipo de taxa.
A emissão pode ser feita nos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante da ANVISA. Desde 2011 o Certificado de Vacinação na ANVISA pode ser emitido em unidades do SUS como postos de saúde, hospitais públicos e particulares que estejam credenciados.
Apenas dois documentos são necessários para a retirada do Certificado de Vacinação na ANVISA. São eles:
Sendo aceito como Documento de Identificação Pessoal:
Nota: Indígenas que não possuírem documentos de identificação ficam dispensados da apresentação dos mesmos.
Caso esteja no exterior:
Procure o consulado brasileiro e realizar presencialmente a solicitação. Para a segunda via do Certificado de Vacinação na ANVISA é necessário comparecer presencialmente para realizar a solicitação.
O consulado enviará as informações para a ANVISA que, assim que confirmadas as informações, enviará por e-mail a segunda via do CIV. Ele deve ser assinado e carimbado pelo consulado.
Caso você tenha proibição médica de tomar algum tipo de vacina, basta apresentar um atestado médico no dia da solicitação. A ANVISA salienta que o atestado deve estar escrito em inglês ou francês.
Um exemplo de vacina que não é indicada pelo Ministério da Saúde é contra a Febre Amarela, que é contraindicada a pacientes que passam por quimioterapia, corticoides, radioterapia, portadores de imunodeficiência (adquirida ou primária), transplantados pacientes com hipersensibilidade, que usam remédios antimetabólicos, etc.
Diversos países exigem Certificado Internacional de Vacinação. Listaremos apenas os mais visitados por brasileiros segundo dados do Ministério do Turismo em 2015.
Para ver a lista completa de países que necessitam do Certificado Internacional de Vacinação clique aqui.
O ideal é ir até um posto da ANVISA e consultar se o destino da sua viagem exige vacina contra a Febre Amarela.
Ficou com alguma dúvida? Fale com a Anvisa através do telefone: 0800 642 9782