Existem muitas dúvidas a respeito do Certificado de Boas Práticas de Fabricação. Ele deve ser adotado por indústrias e empresas. O BPF garante ao consumidor qualidade sanitária dos produtos. A RAGB traz aos leitores uma matéria sobre como obter o Certificado de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos.
O Certificado BPF é um documento emitido pela ANVISA, confirmando que a fabricante cumpre todas as normas existentes em seu ramo. O Certificado de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos é aplicável a todas as indústrias que fabricam produtos com fins alimentícios.
A RAGB possui uma equipe multidisciplinar com especialistas em todos os aspectos referentes à Certificado de Boas Práticas de Fabricação. Possuímos a expertise necessária para atender sua solicitação de forma ágil e prática.
Existem basicamente três regras aplicáveis ao Certificado de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos. São elas:
RDC 275/2012, Portaria SVS/MS nº 326, de 30 de julho de 1997 e Portaria MS nº 1.428, de 26 de novembro de 1993.
Entenda um pouco sobre cada:
A Resolução da Diretoria Colegiada de número 275 de 2012 trata basicamente da legislação geral. Essa RDC é quem institui o Certificado de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos e também os Procedimentos Operacionais Padrão.
Essa portaria trata das condições gerais de higiene para obtenção do Certificado de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos.
A portaria de número 1.428 trata dos aspectos gerais para a obtenção do documento.
Existem alguns produtos que possuem legislação própria na hora de elaborar o Certificado de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos. Confira na lista:
Para a produção do Certificado de Boas Práticas de Fabricação de Água Mineral e Natural, além das legislações citadas, deve-se atentar a RDC RDC nº 173/2006. Algumas das exigências dessa resolução são:
Para a produção de Gelados Comestíveis, que de acordo com a ANVISA na RDC nº 267/2003 são “produtos alimentícios obtidos a partir de uma emulsão de gorduras e proteínas, com ou sem a adição de outros ingredientes e substâncias, ou de uma mistura de água, açúcares e outros ingredientes e substâncias que tenham sido submetidas ao congelamento”.
Confira algumas exigências da Agência:
Ao produzir o Certificado de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos com foco em Amendoins e processos derivados, existem algumas regras para obtenção do documento de acordo com a RDC 172/2003. Algumas são:
Para obtenção do CBPF, é necessário que a empresa responsável pela produção de palmitos em conserva siga as regras descritas na RDC de número 81/2003. Algumas delas são:
Ao solicitar o CBPF de Frutas ou Hortaliças em Conserva é necessário seguir algumas regras sugeridas pela ANVISA. Algumas delas são:
Para a obtenção do Manual de Boas de Fabricação de Sal, as regras, ou POPs (Procedimentos Operacionais Padrão) abrangem desde a construção do local até a produção do produto em si.
Algumas das regras são:
De forma resumida, o Certificado de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos é composto por diversos Procedimentos Operacionais Padrão. Os chamados POP são definidos pela ANVISA e devem ser aplicados em todo o processo relativo a fabricação do produto destinado a alimentação.
A RAGB trabalha com uma equipe multidisciplinar especialista em Certificado de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos. Nossa equipe está mais que preparada para atender as mais diversas solicitações.