A responsabilidade da empresa detentora do registro de informar alterações ao MAPA e/ou ANVISA é um tema que ainda gera muitas dúvidas no mercado regulatório e, justamente por isso, está entre os principais pontos de risco para empresas que já possuem produtos regularizados.
Se você busca manter suas informações atualizadas, a RAGB pode te ajudar com consultoria especializada, trazendo segurança e garantia de continuidade da sua operação, e a permanência do produto no mercado.
Sempre que uma empresa obtém o registro ou a notificação de um produto junto à ANVISA ou ao MAPA, essa autorização é concedida com base em informações específicas: composição, processo produtivo, local de fabricação, rotulagem, responsáveis técnicos, entre outros dados críticos.
Qualquer mudança nesses elementos exige atenção, porque pode afetar a segurança, a qualidade, a identidade e a eficácia do produto. Por isso, informar alterações ao MAPA e à ANVISA é uma responsabilidade da empresa detentora do registro.
Entre os principais motivos para essa obrigação, destacamos:
Ignorar essa responsabilidade coloca a empresa em situação de vulnerabilidade regulatória.
Uma das maiores dificuldades das empresas está em entender quais alterações precisam ser comunicadas e em que momento isso deve ser feito.
De forma geral, toda mudança que impacte as informações declaradas no processo de regularização precisa ser avaliada do ponto de vista regulatório.
A ANVISA regula alimentos, medicamentos, cosméticos, saneantes e produtos para a saúde. Entre as alterações mais comuns que exigem comunicação, estão:
Dependendo do impacto da alteração, a comunicação deve ocorrer antes da implementação, mediante petição e aguardo de aprovação.
O MAPA é responsável por produtos de origem animal, bebidas, insumos agropecuários e produtos veterinários. Nesses casos, devem ser informadas alterações como:
Deixar de informar alterações ao MAPA e à ANVISA pode gerar consequências como:
Além disso, em fiscalizações, a divergência entre o que está registrado e o que é praticado na operação é um dos pontos mais críticos avaliados pelos órgãos reguladores.
É justamente nesse cenário que contar com uma consultoria especializada faz toda a diferença.
Nós, da RAGB, atuamos lado a lado com empresas detentoras de registro para garantir que todas as alterações sejam corretamente avaliadas, classificadas e comunicadas aos órgãos competentes.
Nosso suporte envolve:
Com experiência prática em diferentes segmentos, a RAGB ajuda sua empresa a evitar riscos, retrabalho e interrupções na operação.
Se sua empresa possui produtos registrados e passou, ou pretende passar, por mudanças, fale com nossos especialistas.
Manter as informações atualizadas é uma responsabilidade legal, mas também uma decisão inteligente para a sustentabilidade do seu negócio.
Preencha o formulário ou clique no botão de WhatsApp ao lado.